Devocionais

Viver pela graça: humildade e fé


Por
Bob Hoekstra

(
(email protegido)
)

Como pode um crente em Jesus Cristo acessar a graça contínua e santificante de Deus para a piedade diária? É acessado da mesma forma que a graça inicial e justificadora de Deus foi adquirida através da humildade e da fé. Fomos justificados, declarados justos aos olhos de Deus, quando confiamos humildemente no Senhor Jesus. Concordamos humildemente com o relato do Senhor sobre nossa culpa. "Porque todos pecaram e carecem da glória de Deus … porque o salário do pecado é a morte" (Romanos 3:23; 6: 23a). Também depositamos nossa confiança em Cristo em relação a sua oferta de vida (baseada em sua morte e ressurreição em nosso nome). "Mas o dom de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor" (Romanos 6: 23b). Deste modo, participamos da graça justificadora de Deus, através da humildade e fé. É assim que o Senhor quer que continuemos nos relacionando com Ele pela graça santificante.

Nosso Deus quer que andemos com humildade, porque a graça é o que precisamos para crescer em uma vida piedosa. Lembre-se desta grande verdade da graça: "Mas cresce na graça … de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo" (2 Pedro 3:18). Se não estivermos dispostos a andar com humildade, não desfrutaremos desse maravilhoso impacto santificador da graça, porque "Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes". Quando vivemos pela auto-suficiência, Deus nos resiste. Quando trabalhamos com humildade, Deus nos dá graça para viver.

Nosso Deus também quer que andemos na fé, porque a fé tem acesso à graça. "Através de quem (Cristo) nós também temos acesso pela fé a essa graça em que nós somos". Estamos agora em um reino que oferece "graça na graça" (João 1:16). Graça abundante está disponível para cada passo que devemos dar. Essa graça é compartilhada pela fé. Cada vez que confiamos no Senhor Jesus em relação a qualquer assunto da vida, estamos alcançando pela fé os recursos ilimitados da graça de Deus, através dos quais podemos viver efetivamente.

Assim, vemos que viver pela graça implica duas realidades relacionais: humildade e fé. Nós também não produzimos. Eles não são um trabalho também. Humildade admite que não podemos fazer o trabalho (de ser santo, amoroso, perfeito). A fé é baseada no trabalho de outro, o Senhor Jesus Cristo. Ambos são realidades relacionais, uma vez que se tornam reais em nossas vidas por meio de um crescente relacionamento com o Senhor. Quanto mais conhecemos o Senhor Jesus Cristo, até esse ponto, humildade e fé se tornarão realidades em nossas vidas.

Oh Senhor, Tu és a minha salvação, da justificação ao longo de uma vida de santificação. Perdoe-me por subestimar minha necessidade por você. Perdoe-me pelas formas autossuficientes e autoconfiantes pelas quais passei muitas vezes. Eu me humilho diante de você. Eu quero viver confiando e confiando em você. Eu desejo viver pela sua graça, não pelos meus melhores esforços. Ajude-me a conhecê-lo, para que a humildade e a fé se desenvolvam em minha vida, amém.

Veja o Artigo Original em Inglês

Divulgação: Versículo da Bíblia

Deixe uma comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: