Devocionais

Pode um cristão praticar yoga em boa consciência?


Por
Suzette Gutierrez-Cachila

(
(email protegido)
)

Autor, professor e pastor cristão John Piper aborda essas preocupações em sua coluna "Pergunte ao Pastor John".

O fundador da Desiring God explicou que, com base na pequena pesquisa que ele fez, o yoga está enraizado nas visões de mundo orientais que são "antitéticas à compreensão cristã de Deus e à maneira como ele trabalha no mundo".

Ele também apresentou um paralelo entre como um mantra funciona e como o yoga funciona. Mantra é a prática de cantar uma palavra ou frase específica para alcançar o superconsciente. Enquanto o yoga não usa muitas palavras, funciona da mesma forma que faz com que uma pessoa toque o superconsciente, explicou Piper.

"Então, yoga é para o corpo o que o mantra é para a boca, é assim que eu diria mesmo assim", disse Piper. "Em outras palavras, os exercícios de ioga são um estouro desse tipo de repetição verbal e filosofia de como nos movemos física, emocional e intelectualmente para essa superconsciência."

De acordo com Piper, yoga, que significa "fusão" ou "união" em sânscrito, visa criar um equilíbrio entre a mente eo corpo através da meditação, movimentos físicos e, às vezes, o mantra, para trazer o praticante de yoga para um estado de auto-iluminação.

"Para alcançar esse estado, o yoga usa a respiração, a postura, o relaxamento e a meditação para alcançar uma abordagem saudável e equilibrada da vida, o que seria mais ou menos a maneira como eles a diriam em muitos lugares na web. "Piper disse.

Então, o que acontece se um cristão pratica yoga? Piper apontou que a visão de mundo apresentada pela ioga contrasta com a de um verdadeiro crente.

"No cristianismo, o progresso em direção à totalidade se move de um Deus que se comunica inteligivelmente através da linguagem para ser compreendido, através de uma pessoa, Jesus Cristo, que se torna completamente humano e fala para que a mente a entenda, não o cancelamento da mente ", explicou Piper.

Ele expandiu sua explicação dizendo que a jornada de um cristão em direção à totalidade envolve a obra de Cristo na cruz e sua ressurreição da morte, que derrotou "um verdadeiro Satanás". Implica também a habitação e santificação do Espírito Santo em um crente "através de uma vida de piedade transformada em vida eterna, onde Deus é a nossa alegria para sempre".

"É totalmente diferente do tipo de visão de mundo que está por trás das práticas meditativas, físicas, emocionais e intelectuais que derivam da ioga e do tai chi", acrescentou.

Em conclusão, Piper disse que recomendaria um tipo diferente de exercício para os cristãos.

"Então, para o meu dinheiro neste momento, quando eu avaliar maximizando em vez de minimizar minha busca pelos objetivos de Deus e o florescimento de minha própria alma, eu procuraria outro tipo de exercício", disse ele.

Veja o Artigo Original em Inglês

Divulgação: Versículo da Bíblia

Deixe uma comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: