Devocionais

Orações de Compton

de Sophia Lee

Um animado encontro de oração me deixou muito para refletir.

Na semana passada, experimentei a reunião de oração mais desconfortável. Eu era a única garota asiática em um grupo de cerca de 24 mulheres, a maioria negras, reunidas em Compton, Califórnia, mas não foi isso que me deixou desconfortável. Não, o que me surpreendeu foi que eu era a única pessoa que não chorava ou chorava ou falava em línguas.

Uma amiga da igreja me convidou para a reunião semanal de oração em Compton, quando soube que eu estava procurando por histórias sobre raça e reconciliação racial. Compton, uma cidade ao sul de Los Angeles, tornou-se sinônimo de tensões raciais, gangues de bairros e sentimentos anti-cópia, especialmente desde o lançamento em 1988 do inovador álbum de hip-hop. Straight Outta Compton. Por semanas eu estava contatando as igrejas afro-americanas locais em Los Angeles, esperando fazer alguns contatos, e nenhum deles tinha me respondido. Então eu orei para que Deus abrisse as portas para mim, e quando eu ouvi sobre esse grupo de oração, tomei isso como um sinal e disse sim.

Naquela manhã de quarta-feira, entrei na sala de uma casa de dois cômodos, onde mulheres com sorrisos brilhantes se levantaram para me abraçar e me cumprimentar. Veronica Moore, uma mulher que todos chamavam de "mãe", era claramente a líder. Moore, uma senhora elegante e elegante com tons de anil e violeta em sua franja em camadas, usava uma blusa azul royal, sandálias azuis brilhantes e brincos azuis, e esta mulher estava em chamas. No início, ele sentou-se entre nós, casualmente conversando com uma mulher ao lado dele, então a paixão em sua voz começou a subir e seus punhos começaram a bombear para dar ênfase, e ele logo se levantou, pregando um sermão improvisado.

"Continuamos a colocar pessoas em categorias como a corrida", disse ele. "Mas nós temos que ir mais fundo, lembre-se, todos nós viemos de uma natureza pecaminosa, todos nós temos forças em nossa vida que não são de Deus, que estão fora de sua imagem divina, sua vontade." Para se livrar dessas forças, é necessário esvaziar e para morrer por nós mesmos, precisamos ter a mente de Cristo, precisamos ser possuídos por Deus, para sermos tão dominados por Ele que nada mais pode se apoderar de você ”.

Então Moore bateu no joelho e ergueu o dedo, os olhos brilhando como se uma iluminação súbita a tivesse atingido: "Pense nisso: com que frequência falamos sobre o desejo de ser possuído pelo Espírito de Deus?" Ao redor da sala, incapaz de conter sua emoção. "Possessão de Deus é todos Dele em mim, ame e viva e respire. Ele Isso me faz amar pessoas que eu não poderia amar antes. Nenhum amor carnal, não carnal, condicional phileo Amor, mas amor por pessoas que são difíceis de amar. "

“Amém, sim, Senhor!” Uma mulher explodiu.

Outra mulher falou, visivelmente emocionada: "Mãe, tenho orado por isso. Eu tenho orado para que Deus me alcance com o seu amor, para que ele não odeie ou se ofenda com os outros ".

"Sim, irmã", disse Moore. "Esse amor de Deus não é apenas incondicional, mas ilimitado. Não conhece fronteiras. Vai para onde quer que vá, independentemente de raça, credo ou cor. Jesus Cristo é o exemplo perfeito desse amor. Ele veio em carne. "Ele apontou ao redor da sala." Ele entende como você se sente, por que você se sente assim, e seu amor pode curar todas as suas feridas.

Uma mulher levantou as mãos e fechou os olhos. Outro aplaudiu e gritou. Outro zumbido "Mm, mm, mm" para ela, como se ela estivesse tentando algo novo e delicioso.

Uma mulher começou a soluçar: "Agora eu entendo, peço a Deus, oh Senhor, salve-me, salve-me, tome o que é que me faz não funcionar!"

Moore leu em voz alta o livro de 1 João e depois disse: "Você tem ódio? Inveja, ressentimento, ciúmes, amargura? Peço-lhe para se examinar agora mesmo.

Uma jovem de tranças levantou a mão e perguntou: "Mas como você perdoa alguém que não sente pena da dor que lhe causou?"

Moore se inclinou para olhar nos olhos da garota: "Você ainda pode tomar a decisão de perdoar essa pessoa, quer essa pessoa ou não sinta remorso". Perdão é sempre a sua escolha. Satanás sempre lhe dará uma boa razão para não perdoar, mas o verdadeiro perdão através do amor de Deus o libertará da prisão em que você se encontra. Não perdoar é como carregar um cadáver ".

Enquanto estava sentado ouvindo esse sermão interativo, reconheci que, embora essas mulheres não estivessem abordando diretamente a questão da raça, tudo o que elas diziam poderia ser aplicado a isso e muito, muito mais. Mais tarde, soube que muitas dessas mulheres haviam lidado com problemas como famílias disfuncionais e vícios. O que Moore estava pregando não era apenas uma teologia para eles, era muito necessária comida e bebida para os famintos e sedentos.

No final da reunião, quase todos choraram e gritaram preces. Eles se abraçaram. Eles gritaram "Aleluia!" E eles falaram em línguas. Alguns interpretaram, outros exortaram. Alguns caíram de joelhos soluçando, como se anos de dor transbordassem em lágrimas salgadas. Outros tinham grandes sorrisos, com os olhos fechados e as palmas das mãos abertas para o céu, como se estivessem curtindo um momento particular com Deus.

No meio de todas essas expressões físicas e audíveis, eu estava sentado em um canto, com as mãos entre os joelhos, imaginando o que fazer com toda essa comoção espiritual. Certamente, isso não era como qualquer reunião de oração em que ele estivera antes. Sou continuista, mas não tenho dons espirituais de línguas, profecia ou visão, nem os tenho particularmente desejado, pois sempre fui (e ainda faço) desconfiança de movimentos carismáticos que podem enfatizar os dons espirituais. longe das Escrituras.

Naquele momento, senti-me como um dos espectadores desnorteados durante o dia de Pentecostes, maravilhado e espantado com a visão dos galileus cheios do Espírito em outras línguas. Essas mulheres eram dedicadas à oração com todas elas: seus corpos, suas emoções, seus espíritos, suas mentes, e mesmo quando me sentia incrivelmente desconfortável, também me perguntava: E se minha própria vida de oração exigisse tanta urgência e vitalidade?

Isso me lembrou de outra mulher que conheci na reunião de oração da minha própria igreja. Enquanto outros rezavam com palavras eloqüentes e teologicamente ricas, sua oração foi curta: "Oh Senhor, ajuda-me! Me ajude! "Aqueles gritos, embora breves, de alguma forma me chocaram. Havia algo na crueza de sua oração, como os gritos de uma garota que declara sua impotência e que espera que Deus responda com abraços e beijos imediatos.

Quando a reunião de Compton acabou, Moore veio até mim para dizer olá. Agradeci-lhe pelo seu sermão e disse: "Você me deu muito para pensar, vou ter que processar tudo isso mais tarde em minha mente." Ela sorriu conscientemente e apontou para o meu peito: "Sim, mas não apenas a sua mente, também no seu coração e espírito."

Suas palavras me lembraram de algo pelo qual eu havia orado: experimentar uma intimidade profunda em minha comunicação diária com Deus. Eu tenho a tendência de me comprometer com Deus em minha mente, mas também me esforço para me conectar com Ele com meu coração e minha alma. Eu me aproximo do meu tempo devocional e do culto dominical com um zelo pela estimulação intelectual, por pepitas de sabedoria que me desafiarão a ser um cristão melhor e mais dedicado e a ajudar os outros a se tornarem cristãos melhores e mais dedicados. Mas esse tipo de mentalidade não satisfez meu outro grande desejo: desfrutar de uma intimidade profunda, autêntica e inalterada com meu Deus Pai, amar a Deus não só com minha mente e minha força, mas também com todo meu coração e alma.

Francamente, eu tinha vindo com muitas perguntas para as mulheres neste grupo de oração. Mas algo dentro de mim me disse para segurar, esperar e observar primeiro. Havia mais do que uma educação sobre questões raciais para que eu pudesse adivinhar aqui. Então eu disse a Moore que voltaria.

Veja o Artigo Original em Inglês

Divulgação: Versículo da Bíblia

Deixe uma comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: