Devocionais

O que é o Pentecostes e como é significativo para a igreja moderna?


Por
Suzette Gutierrez-Cachila

(
(email protegido)
)

O que é Pentecostes de qualquer maneira, e que importância tem para a igreja hoje?

Na antiga aliança, o Pentecostes ou o Festival das Semanas foi um dos festivais "mais importantes" para o povo de Deus, de acordo com a Ligonier Ministries, uma organização internacional fundada pelo Dr. R.C. Sproul.

O Pentecostes foi um dos três festivais durante os quais Deus exigiu que todos os homens em Israel estivessem em Jerusalém. As outras duas partes foram a Páscoa e a Festa das Cabanas ou Sucot.

Pentecostes na antiga aliança era uma época em que os judeus agradeceriam a Deus por abençoá-los com grãos, mas com o tempo, isso era tradicionalmente associado ao dia em que Deus revelou sua lei a seu povo através de Moisés.

Na nova aliança, Pentecostes refere-se ao momento em que o Espírito Santo desceu sobre os discípulos de Jesus depois de ascender ao céu. No entanto, muitos cristãos acreditam erroneamente que este é o tempo na vida de um crente, quando ele é batizado no Espírito Santo, de acordo com um artigo escrito por Steven J. Cole para Bible.org.

Cole disse que o derramamento do Espírito Santo em Atos 2 "deve ser interpretado à luz de Atos 1: 4-8", o que explica que Jesus disse aos discípulos que esperassem em Jerusalém pelo prometido Espírito Santo.

Antes de levar Jesus ao céu, ele disse a seus discípulos que eles receberão o poder quando o Espírito Santo vier sobre eles, e eles serão Suas "testemunhas em Jerusalém e em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra". (Atos 1: 8)

"Assim como o ministério de Jesus dependia do Espírito Santo descendo sobre Ele em Seu batismo, assim o ministério dos discípulos dependia deles recebendo o Espírito Santo e confiando em Seu poder", escreveu Cole.

Os eventos de Atos 2 apontam para um "novo período" para o povo de Deus, no qual o Espírito Santo permite que eles sejam testemunhas das nações, e o objetivo final é que Deus seja glorificado nas nações.

Em outras palavras, durante o Pentecostes, o povo de Deus – a igreja – recebeu a residência do Espírito Santo, que os capacita e capacita a se tornarem testemunhas de Cristo em todas as nações e dar glória a Deus. Este é o significado do Pentecostes para a igreja moderna.

Ao celebrarmos o Domingo de Pentecostes em 4 de junho, lembre-se do propósito e plano de Deus em enviar Seu Espírito não apenas para nossas vidas pessoais, mas também para a salvação dos povos do mundo: "Porque a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar." (Habacuque 2:14)

Veja o Artigo Original em Inglês

Divulgação: Versículo da Bíblia

Deixe uma comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: