Devocionais

O fardo da falsa culpa


Por
Por: Charles Stanley

(
(email protegido)
)

A culpa é uma resposta emocional ao mau comportamento. Nós a experimentamos quando violamos a lei civil do homem ou os mandamentos de Deus. Mas e aqueles momentos em que a lei não foi quebrada, e ainda assim sentimos que fizemos algo errado? Isso é culpa falsa, uma emoção desnecessária e muitas vezes paralisante.

Culpa falsa pode vir de uma infância traumática em que o jovem é culpado por problemas sobre os quais ele não tinha controle. Esse padrão de culpar a si mesmo pode ser levado à idade adulta. Talvez enfrentemos críticas por não atender às expectativas dos empregadores ou da família. Seu abuso verbal pode nos desgastar até nos considerarmos indignos ou inúteis. Nós acabamos nos sentindo culpados por não atender às expectativas de outra pessoa.

Alguns de nós somos perfeccionistas que tentam fazer tudo certo na primeira vez. Como ninguém pode fazer as coisas sem falhar, a culpa é uma companhia frequente. Contudo, não violamos nenhuma lei bíblica. Se nos encontrarmos pensando, eu deveria ter feito mais ou poderia ter tido um melhor desempenho, poderíamos estar caindo na armadilha do perfeccionismo. Há casos em que nossos esforços não são o que deveriam ser, mas isso não é motivo para se sentir culpado. Se não há uma ruptura na lei de Deus, então nossos sentimentos negativos não são baseados em fatos.

Os cristãos cometem erros de julgamento e convicção de experiência como resultado. Primeiro João 1: 9 nos diz para nos voltarmos para Deus e confessarmos nosso pecado. Se não houver base bíblica ou civil para a culpa, peça ao Senhor para ajudá-lo a se desconectar do sentimento de culpa falsa e substituí-lo pela paz prometida por Jesus.

Usado com permissão

Veja o Artigo Original em Inglês

Divulgação: Versículo da Bíblia

Deixe uma comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: