Devocionais

Números 14: 18-19, Oséias 10: 4, 12-13


Por
Mapa cruzado

(
(email protegido)
)

O SENHOR estava pronto para exterminar essas pessoas chorosas quando Moisés intercedeu por elas. Devido ao fato de que Deus conhece o futuro, creio que Ele não estava tão ansioso para destruí-los quanto estava para tirar o coração da intercessão em Moisés. Moisés intercedeu diante de Deus segundo o caráter de Deus que lhe fora revelado. Ele está dizendo: "Espere um minuto, você me disse que estava cheio de amor e perdão, você é justo, mas há aquele lado maravilhoso que é tão grande no amor, exercite esse amor agora e perdoe essas pessoas".

Quando oramos a Deus de acordo com Seus maravilhosos atributos, ficamos em uma base segura da qual podemos suplicar. Podemos fazer um caso que seja legítimo. As pessoas seriam punidas, mas, ao mesmo tempo, Deus exercitaria seu grande amor. Deus respondeu à oração de Moisés porque ele estava suplicando de acordo com os atributos de Deus. Seria prudente fazer o mesmo.

Você sabe que Deus é abundante em amor? Você pode contar com isso. Assim como Ele os perdoou do Egito para a entrada da Terra Prometida (uma imagem de nossa jornada do mundo para o céu), assim Ele irá perdoá-lo quando você olhar para Seus maravilhosos atributos. Ele nos perdoa não pelo que fazemos, mas por quem ele é, mas há uma advertência aqui. Podemos não chegar a tudo o que Ele tinha para nós por causa de nossa insistência no pecado. Esse pecado afetará as gerações a seguir. Aprenda com esses rebeldes que são muito parecidos conosco e caem no Senhor.

Meditação: Como posso seguir o exemplo da intercessão de Moisés?

Noite

4 Eles fazem muitas promessas, fazem falsos juramentos e fazem acordos; portanto, julgamentos surgem como ervas daninhas venenosas em um campo arado.

12 Semei justiça para vós, colhei o fruto do amor inabalável e quebrou a vossa terra, não lavrada; pois é hora de buscar o Senhor, até que ele venha e faça justiça com você. 13 Mas tu tens plantado o mal, ceifou o mal, comeu o fruto do engano. Porque você tem dependido de sua própria força e de seus muitos guerreiros … (Oséias 10: 4, 12-13)

Os pecados de Israel são os pecados da humanidade. Não importa de que cultura você é parte ou que tipo de governo você tem, a experiência de Israel é aplicável à sua situação. A nação teve uma revelação de Deus, mas eles se recusaram a andar à luz dessa revelação. O homem tenta enganar o homem por benefícios pessoais ou prazerosos e, assim, os sistemas jurídicos do homem estão sobrecarregados. Há um mau uso dos sistemas legais para obter o que não é deles. Que grande descrição dos juízos, "ervas venenosas em um campo arado"!

Precisamos arar a terra dura e profunda de nossos corações para ser terreno receptivo para as sementes da justiça. Então colheríamos o maravilhoso fruto do amor inesgotável. Se apenas buscarmos o Senhor até que ele venha e coloque a justiça sobre nós! Isso soa como rezar por mim. É deixar tudo de lado e se recusar a continuar até que Deus venha com Seu toque de cura em sua alma. Os "chuveiros da justiça" soam tão refrescantes!

Mas em vez disso, Oséias viu a plantação do mal e a colheita do mal. O fruto de seus esforços não foi amor inesgotável, mas engano. Eles se enganaram pensando que sua força e seus guerreiros poderiam salvá-los. O caminho sem Deus só pode terminar em destruição.

Considere: o que você está semeando? Do que você está dependendo hoje? Busque o Senhor até que Ele venha e preencha a justiça com você. Você vai colher amor infalível!

Usado com permissão

Veja o Artigo Original em Inglês

Divulgação: Versículo da Bíblia

Deixe uma comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: