Devocionais

Muitos cristãos professos sabem pouco sobre a Bíblia: aqui estão cinco maneiras pelas quais as igrejas podem abordar o analfabetismo bíblico.


Por
Suzette Gutierrez-Cachila

(
(email protegido)
)

O estudo, conduzido pelo Instituto Americano de Cultura e Fé, também descobriu que 46% dos adultos no público em geral afirmam ter uma cosmovisão bíblica, mas seu comportamento e estilo de vida não refletem essa visão de mundo.

Muitas pessoas que professam ser cristãs sabem pouco sobre o que a Bíblia ensina. Sua visão de mundo é influenciada por princípios e crenças que não concordam com o que a Bíblia diz.

De acordo com George Barna, diretor executivo do Instituto Americano de Cultura e Fé, é importante saber quantos cristãos realmente têm uma cosmovisão bíblica porque "o comportamento das pessoas é impulsionado por suas crenças: fazemos o que acreditamos".

Nossas crenças ditam nossas ações e decisões.

"Todo mundo tem uma visão de mundo, a questão crítica é qual as pessoas se abraçaram ", disse Barna. Se quisermos transformar nossa cultura, teremos que mudar as escolhas que as pessoas fazem para produzir essa cultura. E para mudar essas escolhas, devemos identificar as crenças que levaram a essas escolhas ".

O analfabetismo bíblico é um problema em muitas igrejas hoje em dia. Avery Foley, pesquisadora do Genesis, escreveu em um blog que o analfabetismo bíblico se tornou uma "epidemia" na igreja americana.

No entanto, o problema pode ser resolvido. Seria preciso o esforço conjunto de pastores, pais, professores da escola dominical e outros para ajudar mais pessoas, especialmente os jovens, a saber mais sobre a Bíblia.

Foley dá cinco recomendações sobre como as igrejas podem combater o analfabetismo bíblico.

Em primeiro lugar, nunca presuma que as pessoas na igreja já conhecem o evangelho e outras fundações espirituais básicas, mesmo que tenham crescido na igreja e tenham frequentado os serviços por toda a vida.

A pesquisa mencionada acima é evidência de que nem todos os cristãos professos têm uma boa compreensão do evangelho e da verdade bíblica. É importante incorporar o evangelho em sermões e lições da escola dominical.

"Muitos cristãos professos nem sequer compreendem os fundamentos da mensagem do evangelho, muito menos outras doutrinas", escreveu Foley. "Tecer o evangelho em seus sermões ou momentos de ensino."

Em segundo lugar, ensine todo o evangelho. Muitas pessoas tendem a se concentrar em apenas um aspecto do evangelho, como a morte de Jesus na cruz. Todo o evangelho deve ser pregado.

"Ensine todo o evangelho do começo ao fim, incluindo as más notícias sobre nossa natureza pecaminosa que começa em Gênesis", disse Foley.

Terceiro, não introduza relatos bíblicos como "histórias bíblicas". Ao fazê-lo, dá às pessoas a impressão de que as histórias registradas na Bíblia não são históricas, mas são simplesmente histórias que não são verdadeiras ou não podem ser completamente acreditadas. Também rega a autoridade da Bíblia.

"Ensine as histórias das escrituras como história real, assim como a Bíblia, e ajude as pessoas a entender como essas histórias ensinam teologia e doutrina", disse ele. "Eles não apenas nos ensinam a ser corajosos como Davi, ou a perdoar a José, mas nos ensinam coisas sobre Deus e seu plano ao longo da história."

Quarto, ensine toda a Bíblia, tanto o Novo Testamento quanto o Antigo Testamento. Às vezes as pessoas gostam de parar no Novo Testamento porque é mais fácil de entender em comparação com os registros complicados sobre a lei, festas e sacrifícios no Antigo Testamento.

No entanto, o Antigo Testamento dá "conceitos fundamentais aos ensinamentos do Novo Testamento sobre Cristo e o que ele fez por nós." O Antigo Testamento é parte de nossa Bíblia por uma razão muito boa, e devemos ensiná-lo ", segundo Foley.

Por fim, incentive os membros da igreja a fazer perguntas para incentivá-los a aprender mais.

"O cristianismo é uma fé racional com respostas às questões céticas de nossos dias", disse Foley. "Incentive seus jovens a fazer perguntas, se você não souber a resposta, diga a eles e prometa seguir, e depois faça isso! Vocês dois aprenderão alguma coisa!"

Veja o Artigo Original em Inglês

Divulgação: Versículo da Bíblia

Deixe uma comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: