Devocionais

João 13-16


Por
Mapa cruzado

(
(email protegido)
)

Jesus lava os pés dos seus discípulos; Jesus prediz sua traição, sua morte e sua segunda vinda; Espírito Santo prometido

Onze dos doze apóstolos estavam convencidos de que Jesus era o Messias. Junto com a multidão, eles também se juntaram gritando: Hosana: Bem-aventurado é o Rei de Israel que vem no Nome do Senhor (João 12:13). Mas Jesus disse antes que ele deveria ir a Jerusalém e sofrer muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, e ser morto (Mateus 16:21). Mais tarde, os discípulos ficaram com medo porque Jesus disse que estava deixando-os. Os apóstolos também estavam preocupados que Ele tivesse dito que um deles o trairia (João 13: 21-22).

Algumas das palavras mais reconfortantes de Jesus foram ditas no exato momento em que os líderes religiosos estavam planejando como matá-lo e ele sabia disso. Com a maior calma ele disse: Não deixe seu coração se preocupar: você acredita em Deus, acredita também em mim. . . . Vou preparar um lugar para você. E . Voltarei e receberei a mim mesmo; onde eu estou, você também pode estar. . . . Paz eu te deixo, minha paz te dou: não como o mundo dá, eu dou a ti. Não deixe seu coração ser incomodado, nem tenha medo (14: 1-3,27).

A imagem é muito mais clara para nós 2.000 anos depois, quando lemos a história completa. No entanto, como os discípulos, de tempos em tempos, cada um de nós enfrenta o medo do que o amanhã pode trazer. Quando enfrentamos perdas financeiras, divórcios, doenças, incapacidades ou outras "coisas" que acontecem àqueles que amam o Senhor, devemos lembrar que o Senhor sabe como cuidar de nossas manhãs. Nós também podemos ter a maior confiança no consolador de nosso Senhor: Não deixe seu coração ficar perturbado: você crê em Deus, crê também em Mim (14: 1).

Nós devemos escolher se vamos ou não permitir que nossos corações sejam perturbados. Cada desapontamento oferece uma oportunidade para superar o estresse, o medo e a depressão, e para desenvolver paciência e fé em Deus.

O apóstolo Pedro nos assegura: Amados, não pensem que é estranho no que diz respeito à prova ardente que é para provar a vocês, como se algo estranho acontecesse a vocês: mas regozijem-se, já que são participantes (participante) dos sofrimentos de Cristo; de modo que quando a sua glória é revelada, eles também podem se alegrar com alegria excessiva (1 Pedro 4: 12-13).

Estudos de palavras:

13:10 mas nem todos = todos estavam limpos, exceto Judas; 15: 2 purgeth isto = podando, corte isto.

Referências cruzadas:

Para João 13:18: ver Salmos 41: 9. João 15:25: ver Salmos 35:19; 69: 4.

Oração precisa de:

Ore pela radiodifusão internacional de ondas curtas em memória de Velena C. Malone · Oficial do governo: Representante John Carter (TX) · País: Andorra (66.000) nos Pireneus orientais entre a França e a Espanha · Línguas principais: catalão e francês · Liberdade Religiosa · 94% dos católicos romanos; 6% Protestante · Sugestão de oração: ore e jejue ao confessar seus pecados e interceder por nossa nação (Neemias 1: 4-6).

Verso da memória para a semana:

I Coríntios 6:10

Usado com permissão

Veja o Artigo Original em Inglês

Divulgação: Versículo da Bíblia

Deixe uma comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: