Devocionais

Elementos instáveis


Data de Publicação: 21 de agosto de 2015 – Data do assunto: 5 de setembro de 2015

Como pessoas e instituições criam situações explosivas para si mesmas.

Há posições na vida que são naturalmente instáveis; Eles terão que ir de um jeito ou de outro porque não podem permanecer como estão por muito tempo.

A nitroglicerina, no mundo natural, é um líquido extremamente explosivo porque é altamente instável e o mínimo de sacudimento a detonará. Os átomos de oxigênio, nitrogênio e carbono que compõem a molécula estão dispostos em uma relação desconfortável e tendem, com muito pouca provocação, a se reconfigurar em novos e estáveis ​​vínculos, mas não antes de fazer um big bang.

É o mesmo no mundo cristão. As catástrofes tristemente comuns que de repente se manifestam de tempos em tempos – a dissolução flamejante de uma denominação, a apostasia de um líder, a revelação da infidelidade conjugal de um pastor famoso – são certamente precedidas por um composto insustentável de elementos instáveis ​​que eventualmente eles desmoronam. A história está cheia de exemplos:

No início dos anos 1600, o pregador John Cotton enfatizou a graça mais do que a maioria dos pregadores em Boston. Não é ruim. Mas então uma mulher admiradora em sua congregação, Anne Hutchinson, começou reuniões em sua casa para falar sobre seus sermões, e a mãe de 15 anos se inclinou ainda mais para o lado da graça, a ponto de negligenciar a santificação e a importância. de obediência. Ele acabou sendo acusado de antinomianismo, o ensinamento de que podemos ignorar a lei de Deus.

Como areia misturada com ferro, um edifício que combina elementos da verdade bíblica com o mundanismo não irá aderir, mas será desarmado.

Em 1662, um novo fenômeno chamado "pacto intermediário" surgiu na Nova Inglaterra. Isso aconteceu porque a pregação enfatizava as experiências de conversão sensacional que as pessoas nos bancos temiam que fossem batizadas, a menos que tivessem uma. As pessoas envelhecem sem receber o rito ou mesmo se chamando de cristãos, preferindo o título mais seguro de "Buscador". Pastores alarmados decidiram conferir uma filiação parcial da igreja aos filhos dos "Buscadores" ou cristãos não professos, chamando-a de meio pacto.

Harvard foi fundada em 1636 para treinar pastores. Olhe para isso hoje. Isso não aconteceu durante a noite e isso não aconteceu automaticamente. A religião pura e inalterada primeiro se tornou um serviço de lábios piedosos e eloqüentes e, finalmente, na rejeição absoluta de Deus, mas aconteceu porque a Palavra de Deus não foi defendida vigorosamente em milhares de pequenas disputas com o Iluminismo, uma vez que os homens se envergonhavam do evangelho e eles preferiram o evangelho. Louvor dos homens e respeitabilidade intelectual.

Qual é o denominador comum dessas catástrofes não relacionadas? Heresias nunca emergem com força total. Há estágios intermediários em que tudo parece estar bem, onde a crença na evolução ainda parece razoavelmente ortodoxa. Mas algo está perdido e não é perceptível. Perguntei ao meu ex-professor de história, Dr. D. Clair Davis, como esses deslizamentos de terra ocorrem. Ele respondeu que eles ocorrem quando há "alguns (ensinamentos) que deixam de fora algo importante ou são seriamente negligenciados".

Quais são os ensinamentos das Escrituras que são omitidos em nossos dias? Uma universidade cristã contrata uma "lésbica celibatária" como cuidadora espiritual dos alunos e acha que tudo vai bem. Mas onde a Escritura falou sobre uma lésbica celibatária? Não existe tal criatura. Lésbicas ex-vitoriosas sabem disso, e as pessoas que estão sob a ilusão demoníaca e a escravidão sabem, mas onde estão os capítulos e versos do novo híbrido de homossexuais cristãos? A jovem acabou desistindo de um semestre, admitindo que, afinal, ela apoiava gays (veja "Human Race", 8 de agosto). A nitroglicerina explode; É a sua natureza.

Um pregador de fogo vai a São Francisco para salvar Sodoma para Cristo e acaba na fila atrás dele. O que foi "deixado de fora" (a máxima do Dr. Davis) ao longo do caminho, para algo tão inefável acontecer? Como os sermões que começaram a pregar a Palavra de Deus acabaram sendo leves na Bíblia e pesando nas citações famosas de Bartlett? Quem pode carregar fogo em seu colo e não ser queimado (Provérbios 6:27)?

Os sinais de todos dizem que o sofrimento está à frente. O apóstolo Paulo fez um circuito pregando raça, cuidando para que os novos convertidos fossem bem arraigados e estabelecidos na fé (Romanos 1:11, Efésios 3:17, Colossenses 2: 7). Deus adverte: "Se você não é firme na fé, você não será nem um pouco firme" (Isaías 7: 9). Como areia misturada com ferro, um edifício que combina elementos da verdade bíblica com o mundanismo não irá aderir, mas será desarmado. Como na igreja, assim no coração. "Como pode um jovem ficar no caminho da pureza, mantendo-o de acordo com a sua palavra" (Salmo 119: 9).

Email aseupeterson@wng.org

Veja o Artigo Original em Inglês

Divulgação: Versículo da Bíblia

Deixe uma comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: