Devocionais

Aliança Sagrada


Data de Publicação: 18 de abril de 2014 – Data do assunto: 3 de maio de 2014

Apenas uma falsa santidade faz uma divisão entre corpo e espírito.

Isso aconteceu com você? Você está viajando pelo deserto a caminho da Terra Prometida, e até agora tem sido uma jornada interessante: a separação das águas, o hábito de fumar nas montanhas, o som das trombetas, uma falha épica na forma de uma bezerro de ouro, quase todo o projeto foi descartado. Mas o tabernáculo é construído e você está de volta à estrada, pouco antes de atingir o muro de Levítico.

Aqui, de acordo com a evidência anedótica, é onde os novos cristãos abandonam seus planos diários para ler a Bíblia. Instruções detalhadas sobre quatro tipos de sacrifícios, observâncias e dias santos e o calendário hebraico, instruções para doenças de pele e descargas corporais e relações sexuais, sem uma ordem clara, de modo que parece 40 anos vagando pelo deserto. O que é tudo isso? "Seja santo, porque eu sou santo" (Levítico 11:44).

O que significa ser um santo? A definição do dicionário é simples e obscura: "de, derivada ou associada a um poder divino; santificado. ”A visão de Isaías da santidade de Deus quase o confundiu: como meros mortais podem ser santos? como isso? Para ser "separado", eu entendo, mas como se parece? É separação física e estilo de vida? Você pode ser um santo em um bar ou no cinema? A forma real de santidade é difícil de administrar.

No entanto, surpreendentemente, os cristãos não são os únicos que lutam com a santidade. Desde o início dos tempos, os seres humanos sentiram uma dimensão espiritual na vida: "fundamentalmente religioso" é uma maneira de descrever a humanidade. Um senso de santidade permanece, embora sem a Bíblia como um corretivo, a santidade (por exemplo a santidade) divide fortemente o "espiritual" do material. Antes de beber aquela taça de cicuta, Sócrates consolou seus seguidores com a doutrina de que ele logo estaria livre de seu corpo mortal e boa vontade. Os ensinamentos platônicos dos melhores alunos de Sócrates reforçaram a divisão da alma-corpo.

A heresia mais antiga do mundo vai ainda mais longe, pregando que o mundo material é mau e que só pode ser superado pelos iniciados que adquirem os sinais do conhecimento secreto. O gnosticismo (extraído da palavra grega para "conhecimento") sempre existiu, mas quando as paredes externas do Cristianismo desmoronam, ele está voltando.

Alguns dias após a estréia do filme. NoéDr. Brian Mattson, do Centro de Liderança Cultural, queimou o ciberespaço cristão com um post chamado "Sympathy for the Devil". Ele apresenta um argumento convincente de que o quadro de referência do filme não é a Bíblia, mas o Zohar, um antigo texto gnóstico judeu. NoéO mundo fez o "criador", não a divindade suprema, mas um deus inferior que, com rancor, tinha a intenção de eliminar a humanidade e salvar apenas os animais. Felizmente para nós, seu plano foi frustrado quando Noé recuperou a pele mágica da serpente do Éden, e o Dr. Mattson ficou chocado ao ver que os líderes cristãos que elogiaram e criticaram o filme não compreenderam seu simbolismo dominante.

Interessante Alguma forma de gnosticismo (e há muitos) parece ser uma das maneiras pelas quais o mundo secular alimenta sua profunda necessidade de santidade: material = ruim, espiritual = bom, e os dois nunca se encontrarão. Isso ajuda a explicar por que (como não sou o primeiro a comentar) estamos enfrentando um período desconcertante de "fluidez de gênero", em que as características físicas não têm nada a ver com o eu interior. "Somos seres luminosos", diz Yoda (O Império Contra-Ataca): "Não é essa coisa crua."

Mas a santidade autêntica não faz tal divisão. A princípio, Deus fez uma coisa nova, uma boa terra e uma criatura formada pela poeira, mas animada pela respiração divina. O homem verdadeiro é espiritual e material, encarregado de governar a terra na sociedade íntima com seu Criador. Indo contra a intenção de Deus levou à grande divisão entre a carne e o espírito, bem como os esforços malsucedidos para superá-lo. Mas nós não podemos. Jesus faz isso, tomando a imagem do homem e completando em seu corpo os rituais e sacrifícios prescritos em Levítico. Há a nossa santidade, elevada além das estrelas, mas unida a nós pelo seu "espírito vivificante" (1 Coríntios 15:45). A divisão está curada e o mundo nem sequer sabe disso.

Email jcheaney@wng.com

Veja o Artigo Original em Inglês

Divulgação: Versículo da Bíblia

Deixe uma comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: