Devocionais

A sabedoria de Deus, Provérbios 21: 3-4


Por
Betty Miller

(
(email protegido)
)

Os versos de hoje do livro de Provérbios nos dizem que fazer o bem é mais importante do que sacrificar qualquer coisa e que o orgulho e a vida do homem sem Deus são pecaminosos. O verso 3 enfatiza que Deus está mais interessado em uma vida diária que é integral para Ele e para o próximo, do que alguém que poderia sacrificar-se jejuando ou dando uma grande oferta ou desistindo de algo que é importante para nós. De fato, uma vida cotidiana que é desinteressada e de justiça diante de Deus e do homem é a razão pela qual Deus nos sacrificou. Ele quer nos levar a um estilo de vida justo que é constantemente mantido no lugar de alguém que está de cima para baixo com ele.

Nossa natureza humana é aquela que tendemos a pagar às vezes. Nós relaxamos fazendo as coisas que deveríamos. Não é fácil viver uma vida disciplinada para o Senhor onde oramos, lemos nossa Bíblia, nos aproximamos e andamos com fé em todas as coisas. Às vezes pensamos que coisas externas como fazer boas ações e dar nossos dízimos e ofertas são suficientes para agradar a Deus. No entanto, Deus está procurando um relacionamento conosco e uma atitude de coração que é de misericórdia e de fé. No Novo Testamento, Jesus falou estas palavras para algumas pessoas religiosas conhecidas como escribas e fariseus:

Mateus 23:23: Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque você paga o dízimo de hortelã, anis e cominho, e omitiu os assuntos mais importantes da lei, julgamento, misericórdia e fé: isso você deveria ter feito, e não deixar o outro desfeito.

No versículo 4, Deus lida com algo que Ele odeia e que é "orgulho". A definição de orgulho neste versículo é uma atitude de altivez. Quando um homem pensa mais em si do que deveria pensar, então ele é um homem orgulhoso. Anteriormente no livro de Provérbios, encontramos uma lista de sete coisas que Deus odeia e que o orgulho estava no topo da lista.

Provérbios 6: 16-19:

16 Estas seis coisas o Senhor odeia; sim, sete são uma abominação para ele:

17 Um olhar orgulhoso, uma língua mentirosa e mãos que derramam sangue inocente.

18 Um coração que concebe más imaginações, pés que correm para o mal,

19 A falsa testemunha que fala mentiras e a que semeia discórdia entre irmãos.

A Bíblia também diz no Novo Testamento que Deus resiste aos orgulhosos e nos exorta a nos humilharmos diante de Deus.

Tiago 4: 6-7:

6 Mas ele dá mais graça. É por isso que ele diz: Deus resiste aos orgulhosos e dá graça aos humildes.

7 Submeta-se, então, a Deus. Resista ao diabo e ele fugirá de você.

Nosso versículo de estudo nos diz que não apenas o orgulho é pecado, mas até mesmo coisas boas neste mundo, como comida (agricultura) e entretenimento (lâmpada da alegria), sem que Deus se torne pecado. Deus fez as coisas deste mundo para o homem gozá-las, mas quando buscamos essas coisas primeiro e deixamos a Deus, elas se tornam pecado por nós. Ele nos disse para procurá-lo primeiro e depois todas essas coisas seriam adicionadas a nós.

1 João 2: 16-17:

16 Pois tudo quanto há no mundo, a concupiscência da carne, e a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não são do Pai, mas do mundo.

17 E o mundo passa e seus desejos; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

Mateus 6: 31-33:

31 Portanto, não pense, dizendo: O que devemos comer? ou, o que vamos beber? ou o que vestimos?

32 (Pois, depois de todas estas coisas, os gentios procuram 🙂 porque o seu Pai celestial sabe que você precisa de todas estas coisas.

33 antes busca o reino de Deus e a sua justiça. e todas essas coisas serão adicionadas a você.

Oração do dia

Querido Pai Celestial, sou grato por você ter sempre atendido a todas as minhas necessidades. Ajude-me a sempre confiar em você e não se preocupar em ter um suprimento de comida e roupas e as outras coisas que eu preciso neste mundo, mas apenas olhar para você e sua vontade diariamente em minha vida. Senhor, quero estar mais preocupado em ter um coração puro diante dos Seus olhos do que qualquer coisa material. Senhor, eu me humilho diante de seus olhos e peço-lhe para eliminar todo o orgulho e atitudes críticas do meu coração. Dá-me um coração de misericórdia e amor pelos outros e, acima de tudo, quero amar-te sempre e seguir-te em todas as coisas. Eu te peço em nome de Jesus. Amém

Copyright (C) 2000 pela Christ Unlimited Publishing.

Veja o Artigo Original em Inglês

Divulgação: Versículo da Bíblia

Deixe uma comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: