Devocionais

A sabedoria de Deus, Provérbios 14: 13-14


Por
Betty Miller

(
(email protegido)
)

O livro de Provérbios faz muitas observações, e essas escrituras falam de uma risada que contém tristeza. O verso 13 fala de um coração que é triste, mesmo que essa pessoa esteja rindo. Desde que o riso é uma emoção, vem da alma do homem. Quando a alma de um homem não foi redimida, ele pode rir temporariamente de certas coisas que são engraçadas para ele, enquanto no fundo do seu coração ele é o mais infeliz. Até que "renascemos", não podemos conhecer a verdadeira felicidade e alegria, porque essas coisas só vêm de um relacionamento com Jesus Cristo. O mundo sempre se surpreendeu com a maneira como os cristãos verdadeiros podem manter um espírito de alegria, mesmo em grandes provações e sofrimentos. Isso é possível porque o Senhor dá a sua alegria aos seus santos e não depende das circunstâncias, mas permanece em Cristo. O poder do Espírito Santo pode nos sustentar em nossas provações mais profundas.

O versículo 14 diz que aqueles que são reincidentes (aqueles que se afastam de Deus) não têm reservas em que confiar, pois não são cheios do Espírito Santo, mas estão cheios de seus próprios caminhos. Eles não têm força interior para carregá-los através de suas provações. Consequentemente, muitos do povo de Deus são destruídos por falta de fé, quando são atacados pelo diabo. É por isso que é tão importante usar nosso tempo com sabedoria. Quando as coisas estão indo bem na vida, precisamos usar esse tempo para estudar a Palavra de Deus e armazenar as verdades de Deus em nossos corações. Podemos nos envergonhar de nosso modo cristão se não conhecermos a Palavra de Deus.

2 Timóteo 2:15: "Estude para se mostrar aprovado diante de Deus, um obreiro que não se envergonhe, que maneja bem a palavra da verdade."

Muitos cristãos ficam perplexos em saber por que um cristão está caminhando no favor e na vitória de Deus, enquanto outros estão sofrendo e não conseguem obter a vitória. O diabo tenta dizer aos homens que Deus ama o favorecido aparentemente mais, enquanto falhou a quem é uma profunda tribulação. Isso é uma mentira do diabo. Deus ama todos os seus filhos igualmente. Ele não faz acepção de pessoas. No entanto, Deus respeita uma coisa, e uma coisa é: Ele honra Sua Palavra. Portanto, Deus honra e respeita todos aqueles que praticam a Palavra de Deus. Isso significa que a única vantagem que um cristão tem sobre o outro é seu conhecimento da Palavra de Deus e sua obediência a ela. É por isso que nos dizem para estudar a Palavra de Deus, uma vez que a falta de conhecimento pode levar à nossa queda. No versículo seguinte, Deus declara que seu povo é destruído porque lhes falta conhecimento.

Oséias 4: 6a: "Meu povo é destruído por falta de conhecimento".

Podemos entender como a falta de conhecimento pode ser prejudicial para as coisas nesta vida, mas quando se trata das coisas de Deus, muitos parecem pensar que isso não importa. A ignorância é a causa de muito sofrimento neste mundo, tanto no natural como no espiritual. Eu posso pensar em um exemplo perfeito dessa verdade. Há alguns anos, quando Bud e eu fizemos uma viagem missionária à Índia, visitamos uma pequena igreja que tinha muitas doenças e disenteria em cada família. Quando perguntamos às mães que tinham filhos com febre para levá-las a rezar, quase toda a igreja se adiantou. Abrimos as mãos sobre a multidão, rezamos e repreendemos a febre em nome de Jesus e instantaneamente as crianças que estavam com calor tiveram febre e voltaram à temperatura normal. O Espírito Santo curou todos eles. Nós nos regozijamos com a bondade de Deus por essas pessoas, pois nos lembramos de como Jesus no Novo Testamento orou e repreendeu os demônios e as pessoas foram curadas.

Mateus 8: 14-17:

14 E quando Jesus entrou na casa de Pedro, ele viu a mãe de sua esposa deitada e doente de febre.

15 E ela tocou a mão dele, e a febre a deixou, e ela se levantou e os serviu.

16 Quando a noite chegou, trouxeram-lhe muitos que estavam possuídos por demônios, e expulsaram os espíritos com sua palavra, e curaram todos os que estavam doentes.

17 Para que se cumprisse a palavra do profeta Isaías, dizendo: Ele mesmo tomou as nossas enfermidades e nos deu as nossas doenças.

No dia seguinte, estávamos na casa do pastor e um de seus filhos voltou a ter febre, depois de ter sido curado na noite anterior. Quando começamos a orar por isso, o Espírito Santo começou a falar que precisávamos lidar com a raiz da doença. Não sabíamos que a água naquele bairro estava contaminada e que febres e disenteria eram causadas por água potável impura. Depois de questionar o pastor e fazer várias perguntas, descobrimos que os canos de água para as casas e os canos de esgoto foram colocados lado a lado e porque os canos estavam velhos e vazando e as vedações não estavam lacradas corretamente, a água das águas residuais poluía a água. Água nos canos de água. Dissemos ao pastor para começar imediatamente a ferver toda a água para beber e dizer às famílias da igreja para fazerem o mesmo. Através desta palavra de conhecimento, as famílias foram salvas de doenças causadas por bactérias transmitidas pela água.

A falta de conhecimento está causando doenças em toda a igreja. A falta de conhecimento espiritual também pode causar doenças espirituais na vida. Devemos estudar e obedecer à Palavra de Deus para superar os problemas desta vida e caminhar vitoriosamente no Senhor.

Oração do dia

Querido Pai Celestial, agradeço a alegria que você me deu. Eu não quero dar por certo o fruto do Espírito Santo. Eu sou abençoado por experimentar Seu amor, alegria e paz, especialmente no meio das minhas provações. Você realmente nos dá a paz que supera todo entendimento. Pai, dá-me um amor contínuo por sua Palavra e um desejo de estudá-la fielmente. Eu também preciso da graça para aplicá-lo na minha vida diária. Ajude todo o seu povo a estimar sua palavra e honrá-la, mantendo-a. Que todos nós possamos declarar, como fez Davi no Salmo 119: 11: "Escondi no teu coração a tua palavra, para não pecar contra ti." Eu peço isto em nome do Senhor Jesus Cristo. Amém

Usado com permissão

Veja o Artigo Original em Inglês

Divulgação: Versículo da Bíblia

Deixe uma comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: