Devocionais

3 razões convincentes pelas quais você deveria parar de seguir seu pastor

( (email protegido) )

Em "Pergunte ao pastor" De DesiringGod.org, pastor e autor cristão John Piper responde a uma pergunta sobre quando os crentes devem traçar a linha entre sua lealdade a Deus e sua lealdade à igreja local.Em outras palavras, quando eles deveriam decidir deixar a igreja.

Piper explica que, embora o Novo Testamento implique na importância de fazer parte de uma igreja local, a lealdade dos crentes a essa igreja "não é absoluta como lealdade ao povo de Deus em geral".

"Sabemos disso porque há instruções no Novo Testamento que implicam que uma liderança da igreja não pode ser digna de ser seguida, o que implicaria que você não se coloca mais sob o ministério dessa liderança", diz ele.

Então, quando é necessário que os cristãos parem de seguir seu pastor? Piper dá três razões convincentes retiradas da Bíblia.

1. Quando o pastor é culpado de pecado.

Piper cita 1 Coríntios 5:11, que ordena ao povo de Deus não se associar com pessoas que se chamam de seguidores de Jesus, mas que são culpadas de vários pecados: "Mas agora eu estou te escrevendo para não me associar com alguém que carrega o nome do irmão se ele é culpado de imoralidade sexual ou ganância, ou é um idólatra, um vingador, um bêbado ou um vigarista, ou até mesmo comer com alguém assim. "

Se o pastor é culpado desses pecados, obviamente, um crente não deve ter nada a ver com ele ou ela.

Além disso, se não há estrutura dentro da igreja que permita a disciplina do pastor, ou se os presbíteros da igreja não estão disciplinando o pastor ou são cúmplices do erro do pastor, então os cristãos devem dissociar-se da liderança daquele pastor. , como a responsabilidade de Deus. A palavra claramente comanda.

"O texto diz que você não deve ter nada a ver com ele, então claramente você não está mais sob seu ministério", diz Piper.

2. Quando o pastor se recusa a se arrepender e persiste em seu pecado

A Bíblia diz explicitamente em 1 Timóteo 5 que uma acusação contra um ancião não deve ser considerada a menos que seja verificada por duas ou três testemunhas. No entanto, se a acusação for comprovada por duas ou três testemunhas, a igreja deve tomar medidas para lidar com o velho pecador.

"Quanto àqueles que persistem no pecado, repreendê-los na presença de todos, para que o resto possa permanecer com medo", continua a passagem no capítulo 5. Neste ponto, como o pastor persistiu em seu pecado, esse pastor já está desqualificado de ser um ancião na igreja, observa Piper.

"Se este princípio de administrar anciãos não qualificados não for realizado, é possível que as pessoas não tenham outra opção a não ser dissociar os anciãos não qualificados", diz Piper. "Esse é o significado de não qualificado, eles não podem mais liderar, então eles não nos guiarão."

E se o pastor se recusa a retirar-se da liderança apesar de não estar qualificado para liderar, "então temos que sair da sua liderança para sermos obedientes a esse texto, eu acho", diz Piper.

"Eu diria que este é o caso em milhares de igrejas que têm pastores que não acreditam nas verdades básicas do Evangelho."

3. Quando o pastor não traz o ensinamento apostólico.

Piper refere-se ao texto de 2 João 10-11: "Se alguém vier até você e não trouxer este ensinamento, não o receba em sua casa nem dê a ele uma saudação, porque quem o cumprimenta participa de suas más ações".

Em resumo, se o pastor não ensina o ensino apostólico ou o ensino de Cristo, então o crente não deve recebê-lo.

"E se é o seu pastor que não está trazendo o ensinamento apostólico, e os anciãos não estão fazendo nada sobre isso?" Piper escreve. "O texto diz que você nem mesmo o saúda."

"Se você não deveria cumprimentá-lo, quanto mais você não iria a sua igreja?"

Embora existam casos em que é imperativo que um crente deixe a autoridade de um pastor, como nos casos mencionados acima, também é importante permanecer conectado com o corpo de crentes. A Bíblia diz aos crentes que "estar unido a Deus em Cristo é estar unido em princípio e em amor ao povo de Deus".

Os cristãos não têm a opção de escolher entre amar a Deus e amar o seu povo; Os dois sempre andam juntos.

"Ter Deus é ter a família de Deus", escreve Piper. "Ter o Pai é ter seus filhos como irmãos e irmãs, não há como escapar, isso mesmo, amar o Pai é amar os filhos."

Finalmente, Piper enfatiza que a lealdade de um crente a uma igreja local "depende da liderança cumprir suas responsabilidades morais, espirituais e doutrinárias".

Veja o Artigo Original em Inglês

Divulgação: Versículo da Bíblia

Deixe uma comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: