Bíblia

Quais são os últimos 7 ditos de Jesus antes de morrer na cruz?

Eric Metaxas, Roberto Rivera


Em 2012, a poeta inglesa Ruth Padel aceitou uma comissão da Orquestra Hallé de Manchester para escrever poemas que seriam lidos entre os movimentos de "As últimas sete palavras de nosso Salvador na cruz", de Joseph Haydn.

Escrevendo sobre sua experiência dois anos depois no The Guardian, Padel disse que sua aceitação da comissão foi "imprudente". Seu pai era psicanalista, sua mãe era bisneta de Darwin. O que eu poderia dizer sobre esse assunto?

Bem, essa é uma boa pergunta.

Por sua própria admissão, Padel não tinha "idéia se o que ele fez funciona teologicamente, mas os músicos acham que é bom trabalhar". Felizmente, não precisamos nos contentar com "OK para trabalhar".

Em 1783, a Catedral de Cádiz, na Espanha, encomendou ao grande compositor Joseph Haydn para escrever um palco musical para o que é conhecido como as "Sete Últimas Palavras (ou ditos)" de Jesus na cruz.

Para aqueles de vocês que não estão familiarizados com as "Sete últimas palavras", eles são "Pai, perdoa-os, porque eles não sabem o que estão fazendo"; "Hoje eles estarão comigo no Paraíso"; "Aqui está seu filho / Aqui está sua mãe" "Meu Deus, meu Deus, por que você me abandonou? "" Tenho sede; "" Acabou-se; "e finalmente," Pai em suas mãos, eu recomendo meu espírito. "

A obra de Haydn consiste em nove partes: uma introdução, seguida por uma meditação musical em cada uma das sete frases, e depois completa com uma seção intitulada "Il Terremoto", que é "terremoto" em italiano e espanhol. O terremoto, naturalmente, refere-se à terra que treme em Mateus 27, quando Cristo "entregou seu espírito" e morreu.

Na apresentação original na Catedral de Cádiz, o bispo falava um dos ditos de Jesus, "fez um discurso sobre isso", e isso foi seguido pela meditação musical de Haydn sobre as palavras.

Dado que Haydn nunca especificou o que, em qualquer caso, deve ser dito entre os movimentos, os artistas subsequentes sentiram-se à vontade para acrescentar ou não acrescentar o que era "OK para trabalhar". Mas, como o Quarteto Vermeer aprendeu, ele prestou atenção ao que funciona teologicamente. é o caminho a seguir Em 1988, eles ganharam uma indicação ao Grammy por seu desempenho, que incluiu fragmentos de sermão de Martin Luther King Jr. e Billy Graham entre os movimentos.

A gravação ocorreu porque as performances apenas de música os deixaram com o "aplauso educado de um público exausto". Então eles decidiram "restaurar o trabalho de Haydn ao seu cenário sagrado original". A experiência foi "transformadora". O violinista disse ao New York Times: "Apesar de conhecermos muito bem a música. . . Nós nunca antes fomos forçados a relacioná-lo no contexto pretendido. "

Haydn, que normalmente começava seus manuscritos com a frase "em nomine Domini", "em nome do Senhor", e terminava com "Laus Deo", "louvado seja Deus", certamente o aprovaria.

Eu acho que você também. Aqui está um breve trecho de "Earthquake", cenário musical de Haydn sobre o terremoto que não deixou nenhum erro que algo devastador aconteceu na primeira sexta-feira.

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Eric Metaxas é coautora da BreakPoint Radio e autora de best-sellers cujas biografias, livros infantis e apologética popular foram traduzidos para mais de uma dúzia de idiomas..

Foto cedida por: © Thinkstock / FotoDuets

Data de publicação: 26 de março de 2018

Veja o Artigo Original em Inglês

Divulgação: Versículo da Bíblia

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